terça-feira, 9 de janeiro de 2018

Lolita-Vladimir Nabokov


Essa provavelmente é minha capa de livro favorita (apesar de ter lido em e-book).
Esse é um dos livros que mais causa divisão de opiniões, e um tanto polêmico.
O livro trata sobre pedofilia. Isso não é spoiler, pois, já se deixa bem claro nas primeiras linhas do livro. Eis aqui elas:
"Lolita, luz da minha vida, fogo da minha virilidade. Meu pecado, minha alma. Lo-li-ta: a ponta da língua faz uma viagem de três passos pelo céu da boca abaixo e, no terceiro, bate nos dentes. Lo. Li. Ta.
Pela manhã, um metro e trinta e dois a espichar os soquetes; era Lo, apenas Lo. De calças práticas, era Lola. Na escola, era Dolly. Era Dolores na linha pontilhada onde assinava o nome. Mas nos meus braços era sempre Lolita."
O livro é feito com uma habilidade incrivelmente cativante quando se trata da escrita. Apesar de o autor ser russo, ele escreveu em língua inglesa e dominou-a surpreendentemente bem. 
Narrado pelo personagem Humbert Humbert (ou como ele se intitula: H.H), homem maduro, culto e bem educado. 
Se apaixona pela Lolita ao encontrá-la deitada tomando sol no quintal da sua recém alugada hospedaria, começa então o que podemos chamar de um tanto fanática exaltação de Dolores Haze (Lolita, apelido que existe somente na cabeça dele). Em um certo momento, uma série de acontecimentos fará com que as pessoas comecem a achar que a romantização de uma relação entre uma menina de 12 anos e um homem de meia-idade se torne possível e até aceitável. O livro é inteiro narrado em primeira pessoa, portanto só há pov (ponto de vista) dele, fato este que acaba deixando a história um tanto duvidosa. 
A escrita chega a ser de tal ponto envolvente que você se encara considerando seus próprios conceitos morais. 
O x da questão em encarar esse livro está em que, as pessoas até hoje não chegaram em um fator comum no que se refere a conceituar essa história como uma pedofilia, ou apenas uma história de amor, trágica e impossível.
O filme foi adaptado para o cinema pelo Stanley Kubrick, particularmente o melhor diretor de filmes que conheço. A adaptação é altamente recomendável, porque realmente seguiu a risca os fatos mais relevantes da obra.
Por fim, o livro inteiro é recomendável, tudo é de te fazer prender a respiração e viajar em sua própria consciência.
P.s:se você tem receio de ler achando que será um livro com conteúdo pornográfico fique tranquilo porque não tem nada disso, na verdade é bem sutil. E trata os sentimentos de forma (se é que posso chamar assim) inocente
 

0 comentários:

Postar um comentário